As proporções da beleza!

Olá pessoal, após vários pedidos para falar de alguns temas da cirurgia plástica, resolvi criar este blog para poder explicar com mais detalhes o mundo da cirurgia plástica. Fiquem a vontade

para sugerir novos temas e dúvidas.

Como primeiro tema escolhi falar sobre a beleza, parece um tema tão simples, mas se analisarmos com um pouco mais de calma vemos que ele é bem complexo e intrigante.

A beleza é uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular àquele que a experimenta. A questão da busca do belo caracteriza-se como um dos temas de interesse humano mais valorizado desde os primórdios. Quando julgamos belo um objeto, consideramos que o nosso gosto tem um valor universal e que todos devem ou deveriam partilhar o nosso juízo.

Na busca por uma beleza ideal, ou por proporções perfeitas, alguns autores buscaram inspirações na natureza, na matemática e na arte para tentarem explicar como seria a perfeição do corpo humano. Leonardo Fibonacci em 1202 propôs uma sequência de números que posteriormente ficou conhecida com o seu nome e desta sequência pôde se perceber uma proporção perfeita, a chamada proporção áurea, que é o número 1,618. A partir deste ponto percebeu-se que a proporção e a simetria perfeitas estariam neste número.

Ah, então ficou fácil, vamos fazer tudo nesta proporção! Não é bem assim, o corpo humano tem pela sua própria natureza diferenças sutis de um lado e do outro. O que nós buscamos na cirurgia plástica é tentar simetrizar ao máximo os dois lados do corpo, tentando sempre nos aproximar das proporções perfeitas. Mas estamos cientes que a perfeição não é possível, e as vezes nem tão desejada. Pequenas nuances deixam nosso corpo mais belo e mais desejável.

No próximo post vou falar sobre a Máscara Áurea, também conhecida máscara da beleza.

Dr. Leonardo Felice – Cirurgião Plástico

CRM – 46184



× Agendar Consulta